Ao desenvolver um aplicativo para Windows Phone 7, uma das decisões importantes a ser tomada é como será a política de retorno financeiro com o aplicativo. É comum surgirem algumas perguntas como:
  • Cobrar pelo aplicativo?
  • Quanto cobrar?
  • Irá vender bem?
  • Distribuir gratuitamente em troca de propaganda?
  • Trará retorno sobre o investimento?

São perguntas que não tem respostas fáceis, nem certas ou erradas, tudo depende do investimento, da qualidade do aplicativo, do público alvo etc.

Uma ação que pode ajudar na busca por uma resposta mais acertada é realizar uma pesquisa de mercado, mesmo que simples via Twitter com possíveis usuários ou mesmo, uma consulta em plataformas concorrentes que tenham aplicativo semelhante para ver a quantidade de reviews e downloads.

Em um aplicativo que iniciei o desenvolvimento, mais como forma de estudo do que qualquer ambição de retorno financeiro, optei pela seguinte estratégia:

  • Distribuir uma versão gratuita com propaganda embutida
  • Distribuir uma versão paga sem propaganda

Decidido pela opção de embutir propaganda no aplicativo, outro ponto de questionamento é qual agência de publicidade utilizar. Inicialmente estava decidido a utilizar o Microsoft Advertising até porque é da Microsoft e possui um SDK bastante simplificado para embutir propaganda no aplicativo, porém esbarrei no cadastro da minha conta, pois não havia a opção Brasil no campo “país onde vivo”, ou seja, não sei se iria receber a grana.

Minha segunda opção em mente foi o Google AdMob, que também tem um SDK, ainda em versão beta para o Windows Phone 7. Fiz o cadastro sem grande dificuldade e achei interessante por ter a opção de receber o valor na conta do PayPal. Gostei e acabei decidindo por usá-lo em meu aplicativo de aprendizado. Tentei usar o AdMob na versão 4.0.4 e ao executar o aplicativo, deu erro que fechou o aplicativo. No forum há várias pessoas reclamando disto e o problema surgiu após a atualização do WP7 de codinome Mango, porém a AdMob não se pronunciou sobre o caso e nada de ter uma correção. Resultado, tive que buscar outra alternativa de agência de publicidade.

Passado a frustração de não conseguir utilizar dois dos principais players no Windows Phone 7 no Brasil, fui a procura de outra opção.
Em uma busca rápida achei a www.millennialmedia.com, que tem SDK para Windows Phone 7, bastante documentação e também depósito na conta do PayPal. Não pensei muito e escolhi este para ser a cobaia do meu aplicativo. Resultado: não funcionou. Entrei em contato com a empresa, tive uma resposta que me ajudariam em resolver o problema, mas até o momento não obtive resposta. Mais uma tentativa frustada de resolver algo que deveria ser simples: monetizar meu aplicativo.

Quarta e última opção, após uma troca de twittess com @DougDiskin que trabalha com iOS e conhece algumas agências de publicidades, optei pela MobFox (www.mobfox.com).

Não estou considerando aqui taxas de monetização, qual agência paga melhor, etc. Este é um ponto muito importante na hora de escolher uma agência de publicidade, muito mais do que simplesmente a simplicidade de uso do SDK, mas como falei, neste momento não tenho a preocupação real do retorno sobre o investimento.

Chega de explicações e vamos ao que interessa….como integrar o MobFox no aplicativo Windows Phone 7.

Passo 1 – Efetuando o cadastro

Para fazer o download do SDK é obrigatório o cadastro no site. É rápido e muito simples.

 

Passo 2 – Obtendo o SDK para Windows Phone 7

Logar no site http://account.mobfox.com/signin.do

 

Completar o cadastro para permitir o recebimento da grana $.  No caso, tive que informar o País, Endereço, etc.

Além disto, na opção de menu Account > Publisher Payment Settings, optei pela facilidade de receber na própria conta do PayPal.

Fazer o download do SDK para WP7 no site http://account.mobfox.com/documents/sdk/MobFox-WP7-SDK-1.3.0.zip

Descompactar o SDK para uma pasta de arquivos da solução. Por exemplo, para a pasta c:\Projetos\MeuApp\Lib\mobFox

O SDK contém:

  • MobFox Windows Phone 7 SDK.pdf – texto explicando o uso do SDK
  • MobFox.Ads.dll – dll com o componente de interface do usuário para exibir propaganda
  • MobFox.Ads.LocationAware.dll – dll com o componente que permite compartilhar a localização do usuário com a MobFox, permitindo melhor distribuição de publicidade, por consequência, melhor retorno financeiro do aplicativo.

Tudo muito prático, simples e funcional. Gostei!

Passo 3 – Adicionado o MobFox na solução do meu aplicativo no Visual Studio

O MobFox possui um componente de interface que exibe em um retângulo uma propaganda. Ao clicar nesta propaganda, o usuário é direcionado para um website do anunciante. Inclusive, como mencionei anteriormente, através do GPS é possível utilizar a posição geográfica do usuário para fornecer uma propaganda regionalizada porém requer ID_CAP_LOCATION habilitado no WMAppManifest.xml.

 

Para começar a utilizá-lo, é necessário adicionarmos a referência da DLL ao nosso projeto. Então, devemos clicar com o botão direito do mouse em References

Selecionar Browse e então navegar até a pasta onde está as dlls do SDK da MobFox.

 

Resultado

Passo 4 – Colocando na tela do aplicativo o controle que exibe a propaganda

Em geral, as telas no Windows Phone 7 são compostas de controles de interface que são vistos como áreas de textos, botões, e outros elementos de interface.  No caso, o componente de interface do MobFox é o AdControl, onde o conteúdo de propaganda é exibido e responde ao toque do usuário.

Observações:

  • É recomendado ter um espaço de pelo menos 70 pixels de altura por 480 pixels de largura
  • Não se deve esconder o controle enquanto a publicidade é exibida.

Para adicionar o AdControl na tela precisamos realizar os seguintes passos:

4.1) Obter o Publisher ID no site

Cadastrar o aplicativo no site, informando o nome do aplicativo, no caso deste artigo, usei o nome “MonetizandoSeuAplicativoWindowsPhone7″

Selecionar a plataforma do aplicativo. No caso, Windows Phone 7.

Cadastrar as informações sobre o aplicativo

Anote o Publisher ID, pois iremos utilizar este identificador no aplicativo. Este ID é a forma pela qual a MobFox sabe que é o nosso aplicativo que está gerando a receita de propaganda.

4.2) Adicionar o namespace do controle

Abra o arquivo MainPage.xaml

Adicione um novo namespace (xmlns) à página:

xmlns:mobFox=”clr-namespace:MobFox.Ads;assembly=MobFox.Ads”

Adicione o controle na tela e não esqueça de informar o seu Publisher ID.

<mobFox:AdControl Name=”mobFoxadControl” PublisherID=”AQUI VAI O SEU PUBLISHER ID” TestMode=”True” VerticalAlignment=”Bottom” />

CTRL + F5 para testar o aplicativo. Aguarde alguns instantes….

Clique na propaganda para ser redirecionado para o browser, onde é exibida a propaganda do anunciante.

No caso de uma liberação oficial do aplicativo, devemos remover a propriedade TestMode do XAML.

<mobFox:AdControl Name=”mobFoxadControl”  PublisherID=”AQUI VAI O SEU PUBLISHER ID” VerticalAlignment=”Bottom” />

Além disto, pelo site da MobFox devemos solicitar a ativação do nosso aplicativo. Isto é necessário para que a publicidade realmente comece a valer. O processo de ativação pode demorar até 24 horas.

E então confirmar a solicitação de ativação, concordando com os termos de publicidade.

Pronto! Agora é investir em divulgação do aplicativo e então acompanhar a monetização dele pelo site da MobFox.

 

Código-fonteO projeto está disponível no meu GitHub: https://github.com/RafaelLeonhardt/MonetizandoSeuAplicativoWindowsPhone7

 

 

Para dúvidas ou comentários não deixe de entrar em contato.

Por hoje é só, até mais…

Rafael Leonhardt