No último sábado eu e o Fernando Correia coordenamos a edição em Blumenau do Global Windows Azure.

Foi um evento focado em pouca teoria e muita prática e troca de informações, além disto, tivemos uma competição mundial de forma saudável, para processar uma fila de mensagens para a renderização de imagem. O Brasil focou em 8o lugar com 474 instâncias de Worker Role do Azure, sendo que no Brasil, Blumenau ficou em primeiro lugar com 182 instâncias no ar 8-).

Brincadeiras a parte, tivemos uma visão geral de computação em nuvem, da plataforma Windows Azure e laboratórios que exploraram recursos como Azure Web Sites, SQL Azure, Azure Cloud Services (Web e Worker role), Storage (Table, Blob e Queue) e todo o ferramental de desenvolvimento pro Azure com Visual Studio 2010 e 2012 e o Azure Emulator.

O dia foi bastante “mão na massa”, proveitoso e divertido. Pelas avaliações do evento o pessoal curtiu o formato.

Números do evento

  • Moderadores: eu e o Fernando Correia
  • Participantes: 16 (de Blumenau, Balneário Camboriú, Itajai e Florianópolis)
  • Horas: 8

Fotos

Para ver como foi o evento em outras partes do mundo, acesse o grupo de fotos do Flicker em http://www.flickr.com/groups/globalwindowsazure/.

Vídeo

O pessoal da organização mundial fez um vídeo “pós-evento”, vale a pena conferir. Mostra um pouco do laboratório de renderização de imagens capturadas pelo Kinect em cada local do evento.

 Patrocinadores locais

  • SENAI Blumenau – obrigado ao Arquelau Pasta
  • BluData – obrigado ao José Henrique (zote)

Links