Um dos motivos que havia desistido de utilizar o TFS Preview (TFS como Serviço) foi a forma que era controlado o fonte, pois sendo remoto cada check-out de arquivo demorava um bocado de tempo, tornando o dia-a-dia impraticável (estou ignorando aqui configurações para melhorar esse processo de check-out).

Considerando este cenário remoto e a intenção de trabalhar de forma distribuída, um controlador Git se encaixou perfeitamente e utilizei tanto BitBucket quanto o GitHub.

Agora que o TFS Preview passou a suportar Git quis voltar a utilizá-lo, porém quero trazer os repositórios que criei no GitHub sem perda do histórico. No caso de repositórios Git isso é bastante simples, bastando definir um repositório base alternativo, fazer o upload e pronto!

O procedimento que realizei, passo a passo foi:

1) Atualizar (pull) o repositório local com os fontes do GitHub/BitBucket;

2) Criar um projeto e reposítório Git no TFS Preview

3) Anotar a url de acesso ao repositório de fonte recém criado no TFS.

4) Configurar a credencial alternativa para permitir a autenticação no TFS por fora do Visual Studio, clicando no link “Profile”.

5) Pelo prompt do Git Bash, posicionar na pasta local do repositório que quer migrar para o TFS;

6) No repositório local adicionar um repositório remoto base, no caso, a URL do repositório Git recém criado no TFS através do comando: “git remote add TFS [url do repositorio git no TFS]“

7) Agora basta fazer o push do repositório local para o repositório TFS.

8) Pronto! Agora você tem o repositório no TFS Preview com todo o histórico de commits.

Até o próximo.

Rafael Leonhardt